quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bon Jovi volta em grande estilo com Álbum"What About Now"






O novo cd do Bon Jovi "What About Now" é um grande álbum  Não porque sou fã, mas porque realmente a dupla Jon e Richie capricharam nas letras, melódias  A primeira canção "Because We Can" bem envolvente, animada, motivacional. Um grande Hit, que faltou do álbum anterior o "The Circle".
A Segunda Música I´M With You tem pegada dos anos 80. assim como todo cd. Richie está inspirado na guitarra, é notório o coro de quase todos os integrantes da banda, com exceção do baterista Tico Torres pela voz grossa, porém finalmente ele é bem aproveitado em todas as faixas, sem dúvida é bem envolvente. A terceira faixa "What About Now" é uma música que lembra  o que banda tem feito nos últimos anos, motivacional e político  lembra  canção" Lost Highway"de 2007 no mesmo título. Foi diferente abordagem, mas considero um dos melhores trabalhos da banda de New Jersey.
A quarta faixa "Pictures of you" é romântica, sem ser meloso. Uma declaração de amor a amada, como nos velhos tempos e na memoria dos fã de grandes hits. Ela tem potencial mas não chega a ser grande hit.
A Quinta faixa "Amen" é uma das melhores músicas do "What About Now". É um pedido de oração, com toque envolvente dos arranjos feitos pelo tecladista David Bryan e os acordes de Richie Sambora. Podemos observar o talento de Jon como se ao mesmo tempo estivesse cantando a capela(sem acompanhamento) uma letra que fala de amor, fé. Podemos notar como ainda  tem muito gás, mesmo aos 51 anos, não é  fácil manter o pique, a voz(depois que ele largou o cigarro em 2008 fazer shows como faz até hoje de pelo menos 2h45 e fechar por exemplo com a  clássica " Always" não é para qualquer um). Claro que Sambora o ajuda em alguns momentos, mas não precisa mais gritar como fez e abusou nos anos 80. .. Algumas vezes nos shows , faz cover da "Halleluya"  lembra muito esta música.




A Sexta faixa "That's What The Water Made Me" possui batida animada e guitarras afiadas, baterista Tico Torres tem grande participação nesta faixa, ouso falar que tem pegada do grande hit de 1988 "Born To Me My Baby" que Jon escreveu para sua então namorada de colégio, hoje sua esposa. Outra curiosidade que a também sensacional " I'll Be There For You" foi escrita para sua esposa mas voltando aos dias de hoje tem letra bacana. Está faixa tem sido alternada ao lado de "You Give a Bad Name" como abertura da turnê. Merecida.
A Sétima canção "What's Left On Me" é uma das minhas favoritas, é um auto-retratado da banda. Tem uma pegada no melhor hard rock, animada, começa com arranjo sensacional do Sambora e uma energia  da banda. Eis um trecho traduzido:

Por 30 anos eu era um homem jornalista
Eu fiz a minha vida com uma caneta e um bloco
Deus eu sinto o cheiro de papel e tinta em minhas mãos

De volta do deserto por um ano ou mais

Eu deixei mais na areia do que você jamais saberá
Outra guerra estava me esperando quando eu voltei pra casa
Em nome de bandeiras e mentiras do mal
Eu ainda estou vivendo, sim enviado para lá para lutar
Bem, essa é a minha história o que mais posso dizer

Ei ei Eu tenho muito a dar para que você não possa ver

Eu ainda estou respirando e meu coração ainda bate
Eles levaram o carro, mas eles deixaram a locação
Alguém quer o que sobrou de mim
Embarque até a casa que deixou as chaves
Rolando na cidade, com ruas vazias
Eu não está verificando eu ainda tenho o meu sonho
Alguém quer o que sobrou de mim ei ei

A Oitava faixa "Army Of Me" também se destaca neste cd, bem ajustada, bateria do Tico faz toda diferença, o solo sempre caprichado do Richie, novamente o coro dos integrantes, tem letra incrível e mais uma vez motivacional, antes do lançamento Banda afirmou que teria temas políticos como crise mundial, o desemprego


Estou nesta guerra, mas não tenho arma

Ainda de pé um exército forte de um
Então me inscrever, eu sou um soldado!
Eu tenho uma voz que é tudo que eu preciso
Um coração batendo dentro de mim
Eu sou um exército de um, eu sou um soldado! 

Segue a linha da capa do "What About Now" do  clipe Because We Can na qual possui 4 versões diferentes 



Eu não posso ferir, mas eu ainda sinto
Eu sei que a vida é um campo de batalha
Quando as coisas ficam difíceis, eu sou um soldado!
E quando é hora de encarar a luta
Com apenas sombra do meu direito ao meu lado
Eu sou um exército de um, eu sou um soldado!
Nunca desista, nunca desista - Nunca

A Nona faixa "Thick as Thieves"  para não perder o estilo Bon Jovi tem balada romântica, solo e segunda voz de Richie Sambora são os grandes destaques desta canção. Outra que remendo. 
Décima Faixa "Beatiful Word" é no melhor estilo Estilo U2 na qual ambas as bandas são amigas. Letra que lembra o estilo do grupo liderado pelo ótimo Bono Vox


Todo dia é a mesma coisa quando dizem que poderia ser o fim
No final, quando acaba eu não os ouço
Você acorda, vai para o trabalho, vai dormir, então você faz isso, você faz
Se você tiver sorte, então você fazer isso de novo
Sim, nós caminhamos por um mundo que nós não compreendemos
Quando eu olho nos seus olhos Eu fico tão feliz quanto posso
Sim vai rir e vai chorar e vai perder e vai ganhar
Vai passar por isso e para provar isso, sim vai fazer isso de novo
Não há glória na minha história mais triste

Décima primeira faixa "Room At The End Of The Word" tem pegada balada, mas faltou solo do Richie Sambora, que faz toda diferença. Ele participa mais como Backing Vocal. Esperava mais desta faixa.


Décima segunda faixa sim é uma grande canção, a sintonia do vocalista com seu Guitarrista é algo admirável, uma dupla menos problemática, mas talentosa como os mestres Keith Richards & mick Jagger. Esta canção não precisa de solo, os acordes do violão de ambos é o suficiente.


Ao todo são 12 faixas. mas foi lançada a versão Deluxe que possui músicas solo de Jon Bon Jovi e Richie Sambora, totalizando 16 faixas. Vou abordar versão deluxe na qual comprei na semana passada. 

A décima terceira faixa "With These Two Hands" tem uma batida bastante animada, a introdução lembra muito "I gotta feeling" do Black Eyed Peas é uma música  para se ouvir no carro, no ônibus, metrô de São Paulo, enfim letra que anima os estressados e os gostam de apreciar boa música.
A décima quarta faixa "Not Running Anymore" composta pelo Jon Bon Jovi para o filme do Al Pacino e que foi indicada ao globo de ouro, perdeu merecidamente para ótima "Skyfall" da Adele, mas música interessante. É uma canção triste, mas ao mesmo tempo fala de fé, uma oração, confissão. Bela pedida.
Décima quinta faixa "Old Habits Die Hard" segue a linha do The Fighter porém com solo discreto, mas com bons arranjos. É aquela música quando você está em casa e quer apenar sossego, seja com taça de vinho, chocolate, por exemplo....Não é música depressiva, sim mas refletir. 
Por último,  a Décima- sexta faixa do trabalho solo de Richie Sambora "Every Roads Leads Home To You" esta música dispensa comentários....Linda canção é uma declaração de amor,  mistura de perda,  solo potente e ao mesmo tempo para se pensar. Gostei da ideia de colocar o trabalho do Richie no Álbum, merecido!  Vale a pena ouvir este grande álbum! 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário